terça-feira, 6 de maio de 2014

A Maria Fumaça – Dourado, SP.





Foto Locomotiva Nº 1 - Praça dos Ferroviários.


Companhia Estrada de Ferro do Dourado.
O fim de um tempo que marcou a história e o progresso da cidade.

Os trens da Cia. Estrada de ferro do Dourado começaram suas atividades em 1900. Aos poucos suas linhas foram aumentadas e modificadas até o ano de 1920. A partir de então elas passaram a ser divididas em quatro trechos (tronco linha de Ibitinga, linha de Bariri, ramal de Itápolis e ramal de Jaú, além do ramal de Dourado).

Em 1932 perfaziam um total de 273 km. Em 1949 o controle passou a ser da Cia. Paulista da Estrada de Ferro, extinta em 1969 pelo governador Laudo Natel que desativou muitos trechos de ferrovias do estado de São Paulo.

Em todas as linhas havia trens mistos, de cargas e passageiros; seus horários eram cumpridos e observados pelas pessoas com muito rigor, uma precisão britânica. O trem não podia ou não devia atrasar; seu apito era referência de tempo e horário para muitos cidadãos.

A ferrovia trouxe muitas histórias de idas e vindas, de chegadas e despedidas, de encontros e desencontros, algumas tragédias e até fugas de grandes amores.

A economia da região dependia e circulava por esse meio de transporte, gerador de emprego e de progresso de cidades. Foi com descaso que as autoridades da época agiram e atuaram no processo de desativação dessas ferrovias. Um verdadeiro desinteresse para com a história e com a estrutura que durante anos foi o orgulho e o ganha pão de muitos funcionários respeitados pela comunidade.

Existia uma grande amizade entre eles e muito respeito e responsabilidade no ambiente de trabalho.
Infelizmente em 1969 tudo isso se acabou e hoje só ficou a história para ser contada, pois em nossa cidade até os prédios da Douradense foram destruídos pela insensibilidade de autoridades municipais que demoliram a antiga estação, o barracão da oficina e tudo que existia na área pertencente à Companhia.


Fotos do Antigo prédio da estação.

Hoje pouco restou desse patrimônio. E, para que essa época seja sempre lembrada, a Prefeitura quando reformou o Terminal Rodoviário de Dourado homenageou a ferrovia e seus funcionários, com um painel alusivo a eles e uma placa metálica com a foto da antiga Estação Férrea, lembrando que alí fora o berço da grandiosa Douradense.

Foto: a pintura envelhecida de uma Maria Fumaça, imagem que foi inspirada em uma fotografia da época.


A Locomotiva nº1, foi recuperada na Administração do Prefeito Dr. Edmur Buzzá (2012). Num primeiro momento foi exposta em frente ao Cirec e em 2013 na Administração do Prefeito Luis Antonio Roganti Júnior, nossa querida Maria Fumaça, foi transferida para a Praça dos Ferroviários.

Levantamento de dados conforme pesquisa feita nos sites:

JC – Jornal da Cidade, ano 1, Edição 2, março de 2010.

Fotos de alguns acidentes que marcaram a ferrovia por volta de 1949.



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