quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cada Banco, Uma História - Selaria Brasil.




Retirado do Jornal “O Dourado”, Edição - 12 de abril de 2007 – ano 11 – nº 210, pág. 5.

Selaria Brasil – Luiz Valente (Couro, Arreios e Calçados).


Nosso Pai. Texto de Apparecida Valente Jacobucci (filha).

É um prazer imenso falar-nos sobre Luiz Valente, nosso amado pai. Agradecemos a honra que este jornal nos concede e os parabenizamos pelo magnífico trabalho de imprensa.

Filho dos italianos Carmelo e Caetana Valente nasceu no dia 18 de agosto de 1918, e viveu em Dourado onde se casou com nossa linda Mãe – Ana Sciarretta Valente. Somos quatro filhos, um já no Céu.

Foi comerciante, seleiro, sapateiro, leiloeiro das inesquecíveis Festas de São João, caridoso com os falecidos em serviços voluntários, pescador, provedor de frangos, leitoas, cabritos à família (ele matava e limpava os animais e até fazia lingüiça!) e tanto mais.

Ótimo Pai nos amou e educou com sabedoria. Dedicado esposo, foi fiel a minha Mãe e trabalhou com ela pelo sustento de nossa família. Nada nos faltou, nem comida, nem educação, nem amor.

Honestíssimo, honrado, foi um cidadão digno toda sua vida. Jamais falava mal de quem quer que fosse. Pioneiro, reciclava ferro, cobre, alumínio, papel, desde aqueles tempos.

As escolas, com poucos alunos, na época, fornecia os livros didáticos que ele comprava em São Paulo, cadernos, lápis.

ÀS fazendas, o material completo, em couro, de sua Selaria; aos pescadores, o da pesca; aos que amavam música, os famosos livrinhos de letras da Música Caipira e também MPB. A todos um pouco de tudo, na Papelaria & Selaria Brasil de Luiz Valente da Rua Dr. Marques Ferreira nº 32 (hoje 456)!

Deus o abençoe querido Pai. Avô de 10 netos. 2 já com ele, 2 bisnetos, mais um a caminho, grande Italiano de “Anima & Cuore”, e maravilhoso douradense! Luiz Valente foi um homem bom. Nós nos orgulhamos dele!

Família Sciarretta Valente.

Foto: Sr. Luiz Valente.


Praça São João Batista - Dourado, SP.



Vejam também neste Blog:






















terça-feira, 11 de junho de 2013

Recordações do Ginásio – Dourado em 1956.



Tema: "Comemoração".
Fonte de Pesquisa: Jornal “O Dourado” - página 4 de 15/02/2007.

Em 1956 fundava-se e em 9 de fevereiro inaugurava-se o Ginásio Estadual de Dourado que funcionou por muito tempo na Escola “Senador Carlos José Botelho”.

Foi um grande acontecimento e também uma grande alegria para aqueles alunos que queriam cursar o ginásio e também para os pais, pois muitos não tinham condições de manter os estudos de seus filhos em outra cidade.

A 1ª série como era chamada antes, começou com 42 alunos e quando chegamos à 4ª série em 1956 éramos apenas 13 alunos. Era apenas uma etapa, a primeira vitória em nossas vidas de estudantes, mas como diz o velho ditado “até as grandes caminhadas começam com o primeiro passo” continuamos os nossos passos, pois dávamos muito valor aos estudos. A maioria seguiu a carreira educacional. Formaram-se vários professores, um psicólogo, um diretor de escola, hoje empresário, um advogado hoje desembargador.

Neste ano de 2006 a 1ª turma do ginásio fez 50 anos de formados, resolvemos nos encontrar para relembrar aqueles velhos e divertidos tempos.

Todos os formandos com a graça de Deus – ainda vivos – comemoramos com muita alegria esta data nos reunindo para falar sobre aquele tempo de muita luta.

A reunião foi realizada na casa da nossa amiga Rosali que tão gentilmente nos recebeu para um gostoso e inesquecível churrasco, petiscos, chope, etc, enfim tudo o que a data merece.

Passamos uma tarde maravilhosa, tivemos mil histórias para contar de nossas vidas, pudera! Em 50 anos tanta coisa aconteceu! Foi uma tarde divertidíssima. Relembramos as artes que fazíamos, lembramos dos professores bons e ruins também.

Hoje todos nós sexagenários, pelo menos neste dia, voltamos a ser jovens estudantes novamente.

Graças a amizade que sempre reinou entre nós pudemos sentir a união que ainda existe viva e sincera mesmo depois de 50 anos. Esperamos nos encontrar novamente, não daqui a 50 anos, pois não será possível, mas pelo menos a cada ano para que a chama da união e amizade verdadeira nunca se apague.

Agradecemos aos amigos que vieram de longe (São Paulo, Votuporanga, São Bernardo do Campo) para confraternizar conosco aqui em Dourado.

Os momentos bons da vida devem ser vividos intensamente” - “Os maus vamos esquecê-los”.

O nosso muito obrigado para Dona Mercedes, mãe da Rosali, que prestigiou nossa festa com muita alegria apesar dos seus 92 anos de idade.

OS FORMANDOS DE 1956 – 50 ANOS.





Foto 1956 – Em pé da esquerda à direita.
Ariovaldo Franco Barboza – Rui Gastão Modesto de Abreu – Darcy Nucci – Ederval Antonio Gregório – Neirides Buzzutti – Sebastiana Rita Miranda – Rosali Bustani – Nerci Ferreira – Nilza Munhoz e Celene Poli.



Foto 2006 – Da esquerda para a direita.
Edson José Borsetti – Orlando Marques Costa – Darcy Nucci – Ederval Antonio Gregório – Nerci Ferreira Marques Costa – Neirides Buzzutti Silvani – Celene Poli – Rosali Bustani Carrijo e Nilza Munhoz Gomes da Silva.


Colaboração: Osvaldo Virgilio (Tijolinho).

Veja também neste Blog: