sexta-feira, 10 de maio de 2013

Acessa SP - Programa de Inclusão Digital, Dourado - SP.




O Acessa SP irá completar sete anos de atendimento ao público de Dourado e recebeu nesta data a visita dos alunos do 4º ano da Escola Monteiro Novo com a Professora Sonia Borges e a Inspetora de Alunos Adriana Cazare.

Uma primeira apresentação foi feita ao grupo para entenderem sobre o Programa de Inclusão Digital e os serviços que podem ser utilizados por toda população (Acessa SP - http://www.acessasp.sp.gov.br/) .

A comemoração do aniversário da cidade foi o tema principal da visita, onde Dourado comemora 116 anos de emancipação política e administrativa no dia 19 de maio. A oportunidade é demonstrar aos jovens a história da sua cidade onde, através deste blog, realizaram pesquisas e fizeram anotações importantes sobre a origem do município.

As escolas interessadas em realizar pesquisas, como fizeram as professoras da Escola Monteiro Novo, podem agendar uma visita no prédio do Acessa SP de Dourado.

Rua Capitão Leopoldo Adolfo Machado, nº 635, ao lado da Escola Salles Jr.


Temas abordados pelos alunos do 4º ano – Escola Monteiro.

1 – A formação de Dourado.
2 – Locomotivas e Vagões da Douradense.
3 – O Fim da Cia. Douradense.
4 – O Café em Dourado.
5 – A História dos Bancos da Igreja Matriz.
6 – Dourado em 1940.
7 – Lembranças da Fazenda Botelho.
8 – Reforma da Rodoviária (Vídeo Locomotiva).

Fotos da visita.









Conclusão da Visita:

Essa troca de experiências entre os alunos de 8 a 9 anos é muito importante, pois é uma forma de despertar no cidadão douradense e valorizar nele a preservação da sua história.
Quando debatemos temas relacionados com a histórica e a preservação percebemos que nossas cidades não são apenas locais onde se conquista o dinheiro e também não são apenas dormitórios para seus habitantes, mas o lugar onde vivem seres humanos que possuem memória e que constituem uma parte integrante da história.
Quando citamos fatos históricos aos mais jovens percebemos também a preocupação que eles tem em saber a sua origem e suas raízes, ou seja, a sua identidade cultural.

Identidade Cultural nada mais significa do que o sentido de saber se reconhecer.
Porém quando deixamos de lado a cultura, o processo de informação e aprendizagem ficam comprometidos e perdemos também os valores que foram incorporados das gerações passadas.
A cultura é a soma de toda experiência adquirida das gerações antigas que sucederam no tempo mais as realizações da geração presente.
Não há sociedade sem cultura.
Não há um modelo único e exclusivo de educação.
Educar é transmitir aos indivíduos os valores culturais que são importantes
para a formação de uma sociedade.

Essa é a proposta desse blog. Aliado à Rede de Projetos do Acessa SP, leva a Inclusão Digital à toda comunidade douradense preservando a sua história.
Em outras publicações registradas percebe-se quando os jovens são orientados com a preservação do meio ambiente e a cultura , vejam em Escolas e o Meio Ambiente, continuam hoje realizando um trabalho que deve ser incentivado.
Vejam aqui: Grupo Ecociente. 



Links visitados:











Vejam também: