segunda-feira, 11 de março de 2013

Parque Ecológico de Dourado.


O Parque Ecológico de Dourado foi inaugurado no ano de 1988 na administração do Sr. Prefeito Oswaldo Munhoz e está localizado à rua Elpídeo Ferreira entre a Rodoviária Municipal e o Parque São Pedro. Neste parque encontramos as principais espécies da fauna brasileira, tais como: tucanos, gaviões, patos, periquitos, pavões, araras, répteis, coelhos, entre muitos outros. Um lugar de lazer e entretenimento de muitas pessoas que aproveitam momentos de relax com o meio ambiente. Neste mesmo espaço pode-se aproveitar os aparelhos de ginástica para as pessoas praticarem alguns exercícios e atividades físicas como pedaladas, alongamentos e relaxamentos dos músculos. Um lugar apropriado à distração e passa tempo preferido dos pais em companhia dos filhos.





O Parque Ecológico tem atraído a visita de muitos turistas e está aberto gratuitamente ao público de terça-feira aos Domingos das 08:00h às 17:00h, fechando apenas às segundas para limpeza.

Video You Tube.




Destaque de algumas espécies:

Gavião Carcará:

Chamado popularmente de carancho, caracará, carcará e gavião-caracará, é um falconídeo. Sua envergadura chega a 123cm e o comprimento varia entre 50 e 60cm. Seu nome científico é Polyborus plancus ou Caracara cheriway; a subespécie brasileira é P. p. brasiliensis. É tido como ave tipicamente brasileira, tanto que Audubon o chamava, no século XIX, de "águia-brasileira". No entanto, possui uma distribuição geográfica ampla, que vai da Argentina até o sul dos Estados Unidos, ocupando toda uma variedade de ecossistemas, fora a cordilheira dos Andes.
"Carancho" vem do tupi ka'rãi, "arranhar, rasgar com as unhas". "Caracará" e "carcará" vêm do tupi karaka'rá.

Tucano:
Existem várias espécies de tucanos. O tucano encontrado em nosso parque ecológico representa a espécie Tucano-toco popularmente conhecido como tucanuçu, tucanaçu, tucano-grande e tucano-boi, é o maior representante da família Ramphastidae.
"Tucanuçu" e "tucanaçu" vêm do tupi tukanu'su, que significa "tucano grande".
Apresenta 56cm de comprimento e pesa cerca de 540 gramas, sendo o maior de todos os tucanos.


Pato Mandarim:




De todas as variedades encontradas o pato mandarim se destaca pela sua coloração. Possui um bico vermelho, faixas brancas crescentes acima dos olhos, uma face avermelhada e "bigodes". O peito é roxo com duas faixas verticais, os flancos rosados, com duas faixas laranjas que deslizam pelas costas. A fêmea é similar à fêmea do Pato-carolino, com um anel branco em volta do olho e desenhado para a parte de trás do olho, esbranquiçada na parte debaixo, com uma pequena faixa branca na lateral e esbranquiçada também na ponta do bico.
O Pato-mandarim (Aix galericulata), marreco-mandarim ou apenas mandarim, é um pato de médio porte, parente próximo do pato-carolino. Mede de 41 a 49cm de comprimento, com uma envergadura de 65 a 75cm.

Origem da pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Fotos do Parque.














Vejam também:

















Nenhum comentário: