segunda-feira, 25 de março de 2013

João Santiago - Talento Artístico.



-->
João Santiago, é natural de Dourado, 56 anos, pai de Juliana e Francisco, esposa Márcia. Foi marceneiro e entalhador. Realizou curso de entalhador com Sr. Pedro Panza em 1986/87 no Cirec. Abraçou o trabalho em construção civil logo em seguida mas sempre se aprimorando com o artesanato, seu melhor entretenimento.

Num curso com Dona Luiza Odoríssio Camargo Penteado, professora de artesanato, assimilou conhecimentos de sombras e relevos em pinturas em quadros e pelo Instituto Universal fez por correspondência um curso de Desenho Artístico e Publicitário.
João é uma personalidade bem conhecida em Dourado e as pessoas que acompanharam suas exposições de suas obras vêem nelas seu verdadeiro valor artístico.

Pretende num futuro próximo expor todo seu trabalho em eventos e exposições que divulguem o artesanato e também auxiliar em cursos alunos que queiram conhecer um pouco mais desta arte além de aprimorar técnicas de pinturas e entalhe em madeira.

O trabalho de Santiago já foi matéria citada em Jornais da região que descrevem a verdadeira dificuldade do artesão em encontrar incentivo, divulgação e patrocínio.

Outro movimento artístico que se destaca nas atividades de João Santiago são as produções de filmes. Juntamente com Osvaldo Virgilio decidiram abraçar essa causa: a VR Filmes (Voluntários Reunidos) é uma produção de filmes independentes idealizada com o objetivo de divulgar as paisagens naturais que existem em nossa região.
Rios, morros e encostas constituem uma paisagem exuberante e são um perfeito cenário aos filmes de ação e aventura.
São eles: Um Lugar ao Sol, O Retorno, Espírito da Coisa, Na Linha de Tiro, O Arquivo de Nadiville, Novo Tempo, Ponto de Vista, Alfândega, A Expedição e Check-Up (Operação 325). São Filmes de longa metragem que foram produzidos em Dourado de 1995 a 1999 e Check-Up em 2005. O mais interessante é destacar que esse amor pelo cinema, ambos faziam com recursos próprios e sem uma infraestrutura adequada, compunham a trilha sonora, eram autores e diretores dos próprios filmes.

Para entrar em contato com João Santiago, Celular (16) 8237-9724.



Fotos de Artesanatos de Santiago.



















Fotos Capas de DVDs – VR Filmes.





O talento artístico é um dom de Deus”.
(DISCURSO DO PAPA JOÃO PAULO II
A UM GRUPO DE ARTISTAS DA POLÓNIA
25 de Janeiro de 2004)


"Em primeiro lugar, responsabilidade por si mesmo e pelo seu próprio talento. O talento artístico é um dom de Deus, e quem o descobre em si mesmo sente, ao mesmo tempo, uma certa obrigação: sabe que não pode desperdiçar este talento, mas que o deve desenvolver. Dá-se também conta de que não o desenvolve por auto-satisfação mas, com o seu talento, para servir o próximo e a sociedade, em que lhe é concedido viver. Esta é a segunda dimensão da responsabilidade de um artista: o empenho a plasmar o espírito das sociedades e dos povos".
"Abençôo-vos de coração nesta obra criativa".
Papa João Paulo II.

Vejam também neste Blog:










Nenhum comentário: