terça-feira, 6 de março de 2012

Praça da Bíblia, Dourado - SP.



Conhecida pelos moradores como “Praça da Popular”. Está localizada nas coordenadas 22º 06’ 22.94” latitude Sul e 48º 19’ 09.30” longitude Oeste e entre as ruas Calméio Caldas, 24 de junho e Joaquim Cardoso dos Santos, no Conjunto Habitacional José Modesto de Abreu (FIGURA 09).




FIGURA 09: Visão panorâmica. Localização da Praça da Bíblia presente na cidade de Dourado-SP (FONTE: Google Earth; 08 set 2011).




Ficou denominado pela Prefeitura Municipal de Dourado – SP, dentro do perímetro urbano do município, o espaço público localizado no Conjunto Habitacional Modesto de Abreu, entre as Ruas Joaquim Cardoso dos Santos, 24 de junho e Calmélio Caldas, sob a Lei Nº 1192 (de 26 de agosto de 2008) de Praça da Bíblia (FIGURA 22) (Prefeitura Municipal de Dourado).

Muitas brincadeiras são realizadas pelas crianças que residem nas proximidades desta praça que compreende uma área com cerca de 2.194 metros quadrados possibilitando a freqüência das pessoas para o lazer e recreação. A presença de uma quadra poliesportiva chama a atenção pela realização de múltiplas atividades, inclusive alguns professores utilizam o espaço para ensaios cívicos, juninos e outras comemorações que são apresentadas pelos alunos da escola do bairro. O espaço está destinado à ocupação de espécies vegetais de grande e médio porte que florescem o ano todo contribuindo como uma adorável vista paisagística no lugar.

Este logradouro nem sempre foi assim. Antes da sua construção o espaço pertencia a Fazenda Santa Clara (atual Santa Clara Eco Resort) que manejava um enorme cafezal invejado pela concorrência dos grandes proprietários rurais durante as épocas de colheita. Ao passar dos anos, o cafezal não esteve mais no auge das culturas de subsistência e o terreno foi possuído pela Prefeitura municipal de Dourado com o intuito de construir um loteamento, formando o que hoje se conhece por Conjunto Habitacional Modesto de Abreu. Muitas casas foram construídas e mesmo assim, existia um lugar (espaço livre) onde as pessoas realizavam cultos religiosos favorecidos pela enorme dimensão e melhores acomodações para o público. Atualmente, este lugar é a Praça da Bíblia, que foi elaborada há pouco tempo em virtude das atividades religiosas exercidas em datas comemorativas e em busca de um espaço de lazer para agradar os moradores locais.
 





FIGURA 22: Praça da Bíblia. A 1ª imagem mostra a quadra poliesportiva ao fundo. A 2ª imagem apresenta as instalações (IMAGEM: DONATO, G. R, 2011).

ABORDAGEM FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLÓGICA DAS PRAÇAS DA CIDADE DE DOURADO-SP COM TRAÇOS DE SUA HISTÓRIA E CULTURA.

Gabriel Romeiro Donato.



Veja também neste Blog:










Nenhum comentário: