terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Álbum histórico de Dourado.


Venho compartilhar com todos, que acompanham o blog, um pouco da História de Dourado contada em fotos.
Essas fotos foram compartilhadas por e-mail, facebook, orkut e algumas me encaminharam pessoalmente. “Agradeço a todos que colaboraram em registrar no Blog Dourado cidade online um acervo virtual que procura respeitar a memória local”. Como diz o filósofo: “Um povo sem história é um povo sem memória”. A História é a Vida de um povo que deve ser mantida na lembrança, passando de geração para geração, é ainda o valor e o respeito da Humanidade ter chegado até o momento presente, percorrido anos afim de evolução e superação. Este respeito, herança histórica, contribui para a educação e a valorização da juventude atual em zelar por este patrimônio cultural adquirido.

Foto: Dourado Clube Carnavalesco - 13 de fevereiro de 1923.
Grupo dos Inocentes.
Nesta época a entrada do Dourado Clube era na rua Santos Dumont.
Compartilhado com João Paulo Rosalin.



Foto tirada em Dourado, no dia 19 de novembro de l934. Agachado,  na ponta direita está Nito Bueno, no centro de gorrinho, Pitanga e  de pé, no lado direito , Dodinho, entre outros craques do passado. (Colaboração: Nenê do Cartório).
 



CARNAVAL 1.969 - DOURADO CLUBE - Resultado Final: 1)OS COBRAS-140 pontos, 2)OS BONS-127 pontos, 3)AS COROAS ENXUTAS-106, 4)BLOCO DO TAPATAIO-85, 5)OS PIERROTS-85, 6)DISCO VOADOR-72, e 7)OS CAMARÃOS-71. -Na foto(entrada triunfal dos "OS BONS"), da es.p/dir.Idio Carli(Belé), Luiz Pelaes e Heitor D.Failla Fº(Gordo Fella)-E as águas vão rolar...... — com Idio Carli(Belé), Luiz Pelaes e Heitor D.Failla.



Lembranças do cinema(em dia de formatura) e a quadra do campo-Parque São Pedro(com o antigo vestiário de madeira)
Nossos amigos, Ana Maria Macari e seu pai Mazinho; o Angelo e sua mãe D.Angelina, Antonio Carlos Rocci e sua mãe D.Iracema(?) e Sergio Buzzá e Dona Lia(?), a foto é muita pequena. Compartilhados com Déo pelo Facebook.

 




Foto: "VALE QUEM TEM LOTERIAS" - Final da década de 40(onde hoje está o Salão do Marcelo Bono, Rua Dr.Marques Ferreira)- Gildo Boschi, Silvio Ortega, João Branco e Bia Gennari estão na foto. Escrito no cartaz "Foi vendido aqui o bilhete Nº8.339 com 100.000 cruzeiros". Boa Sorte. Compartilhado pelo Facebook com Déo.

 



Em 1903 havia Farmácia em Dourado. Foto compartilhada pelo Facebook em agosto de 2013 com Déo Demeti.






FOTO: A TRIUNFANTE 11/1978-(Foto-OMC)-Da esq.p/dir.- Luiz Pelaes, Dr.Laercio A. Benetti, Dr.Idio Carli, Parê, Sergio Romeiro, Marta Varanda, Rosa Marrega, Tonho Abranches, Kathia Carli, Idylio Carli e Martinha Goulart.
Compartilhado pelo Facebook em 31/08/2013 com Déo Demeti.





Foto: Uaru Clube (Dourado – 1970).
Em pé da esquerda à direita:
Miltinho Goulart, Genarito, Salvador Palone, Tatim Bassi, Carlos Monteiro e Nicolino Jacobucci.
Agachados: Zé Eduardo Martins, Meme Monteiro e Vito Gomes.
Colaboração: Miltinho Goulart.

 


Foto de 1900 - Imposto Predial: "Camara Municipal da Villa de Dourado".
Valor em moeda da época: Quinze mil oitocentos e quarenta réis.
Recebido pelo Procurador da Camara de Dourado, Sr. Manoel de Lima.
Colaboração: Miltinho Goulart.




Foto Cartaz: Dourado Rodeio Show - 2013.
 


Foto Anos 70 – antigo campo de aviação, hoje Jardim Aeroporto.
da esquerda à direita: Aparecido Lopes, Valentim da Cunha, Braz Finhane, Zelão de Oliveira (Zelão Tapeceiro), Valentim Anacleto, escondido João Santiago. Jaco Preto tirou a foto.
Contribuição: João Santiago.


 


Compartilhado com João Paulo Rosalin pelo Facebook em 30/01/2013.
As crianças da fazenda Bela Vista , nos anos 50.


Time de Futebol da Fazenda Bela Vista, Década de 1960. Seria um preparativo para o grande clássico com o time da faz. Botelho?



Plantação de Café, na Fazenda Bela Vista. Ao centro meu bisavô, João Batista Mirandolla.


Fotos de uma cobra Jibóia próxima ao rio Jacaré-Pepira em Dourado.
Compartilhado por e-mail com Luiza Fragali em Janeiro de 2013.
 





Lagoa da Sociedade em 1964, rio jacaré.
Segurando a paca: Sr. Filó Braga, ao seu lado direito,
Heleodoro.
Compartilhado com Sr. Francisquinho Gonçalves.



Foto da 1ª e 2ªs Movel Fest em Dourado (compartilhado por José Miguel Demetti, Déo):

1ª Movel Fest - 1994.


2ª Movel Fest - 1995.


Foto: Recordações da Companhia Estradas de Ferro do Dourado. (Compartilhado por Milton Bueno – Nenê do Cartório).













Foto: Recordação da Banda do Maestro Minuti. Desfile em comemoração ao Dia do Trabalhador, 1º de maio de 1940. (Colaboração do Sr. Afrânio Donato). Detalhe da imagem ao fundo, Grupo Escolar Senador Carlos José Botelho.





Foto: Recordação da Banda do Luiz Foschini em Festa no Bairro da Independência em 1953. (Colaboração do Sr. Afrânio Donato).

Em pé da Esquerda à Direita:
José Pazian, desconhecido, Bassi Véio, Laerte Rosato, Henrique Dictoro, Rubiá, João Balaiero, Luiz Foschini, Antenor Paloschi, Odair Casadei, Benedito Sylvestre, Toni Favoni e Seu Afrânio José Donato.

Agachados da esquerda à direita:
Lino Foschini, Décio Paloschi, José Bassi, Celso Poli e Aléxio Foschini.





Foto de 30/04/2012 – 22 horas – Rua Hélio Marques Costa – Noite fria em Dourado (8º C).
 




Foto – Futebol 1968 (contribuição: Miltinho Goulart).
Da Esquerda à Direita.
Em pé: Valdemar da Vila Seca, Heronides, Orlandinho, Cabo Batigalia, Mengalvio, Galvão, Miltinho Goulart e Carlinho Ortega.
Abaixados: Edu, Toninho Tavano, Carlinho Boschi, Rui Bertuchi, e Neguinho Buzuti.
Jogo contra Iacanga, estréia do Uniforme Novo do São João.
Placar: São João 3 X 0 Iacanga.





contribuição: Laudecéia D'abruzzo Bergamasco.

POSTO DE SAÚDE 1947
(Edio DÁbruzzo) segundo, da esq. para dir.





Foto – Elias Maluf – Eleição para Prefeitura de Dourado em 14/10/1951.

ÉPOCA DO "ADEMARISMO ROXO"- POLÍTICA ACIRRADA EM DOURADO.






Igreja Matriz de Dourado (05/07/1969).





Fotos do Futebol em Dourado (Décadas de 50 e 60).






Contribuição: Lu Vernáglia.
Recordações da Festa de São Roque, Igreja Matriz de Dourado – 1934.





 Compartilhado com Bruno Rosa:
Foto de 1.923 - Posto Policial (Rua Dr. Marques Ferreira
esquina com Rua José Modesto de Abreu).





Contribuição: Milton Bueno.

pôr do sol em Dourado, dia 17-12-2011, 18:56 H

 

amanhecer em Dourado (essa é a lua), dia 09-01-2012, 5,31 H



Raios e trovões em Dourado – 2009.









 
Fotos compartilhadas com Fernando Paglioni pelo Facebook.

Foto: Nandão, Milionário e José Rico.



Nandão e Elba Ramalho.



Nandão e Michel Teló.



Nandão e Reginaldo Rossi.


 

 





Veja mais publicações neste blog:

















terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Aspectos Históricos das Praças.



Passear pelas praças era uma das formas mais prazerosas nas cidades interioranas do Brasil. As pessoas se encontravam para colocar as conversas em dia a respeito da vida social e política nacional, no qual, grande parte se divertia ouvindo os mexericos circundantes, inclusive os jovens que aproveitavam o momento para namorar (GERALDO, 1997).
A lembrança de antigos jardins floridos e bem cuidados ainda entristece os moradores que possuem grande satisfação em recordar os momentos mais apreciados da época. As festas em louvor a Padroeiros das cidades era organizada de forma diferente, talvez pelas dificuldades dos modelos tecnológicos atuais faltarem no planejamento daquele tempo, e isso favorecia a maior participação da comunidade que demonstrava enorme interesse em ajudar, sendo que hoje, são poucos os que se preocupam com isso.
Durante a década de 1970, a busca pelos aparelhos de televisão sofreu uma rápida expansão afogando os novos espectadores nas novelas mundanas, contribuindo para a retirada dessas pessoas das praças e tomando o lugar das conversas entre vizinhos e brincadeiras nas ruas ao anoitecer. Além do mais, a “febre do modernismo” surge com o chamado milagre econômico e tudo que era antigo passou a ser deixado de lado por ser considerado fora de moda. Remodelações bruscas modificaram os traçados mais formais das praças e vários aspectos arquitetônicos e comportamentos locais foram trocados pelos modelos gerados nas grandes metrópoles, abrindo avenidas de funde de vale e rotatórias possibilitando a perda da antiguidade passadista (GERALDO, 1997).
Em virtude do que foi citado, foi interessante relatar alguns traços históricos das praças estudadas do município de Dourado – SP fortalecendo o contexto cultural que certamente foi lembrado por moradores antigos e que relataram através de diálogos (em entrevista) e depoimentos acontecimentos que se perderam em tempos passados.

Praça Newton Romano Alves Costa – TUTA


A Prefeitura Municipal de Dourado denominou o logradouro situado no Jardim Primavera, dentro do perímetro urbano do Município de Dourado – SP, adjacente ao campo de Bocha, próximo ao Zoológico municipal e entre as Ruas Elias Maluf e Eupidio Ferreira, com a Lei Nº 1.147 (de 18 de maio de 2007) de Praça Newton Romano Alves Costa – TUTA (FIGURA 15) (Prefeitura Municipal de Dourado).
Famosa por estar, como já citado, ao lado do campo de bocha, favorece a inúmeros residentes locais desfrutarem de suas regalias quando estes realizam campeonatos de bocha em busca de distrações e entretenimentos. É nos domingos ou feriados que as maiorias dos competidores se agrupam para dispor de tal recreação. Talvez seja por isso que esta é popularmente chamada de Praça do Bocha.
Sua construção foi em vigor do espaço verde urbano, tentando atingir a agradabilidade nas pessoas que freqüentam suas proximidades servindo como uma ampla área sombreada dispondo de árvores de grande e médio porte e uma porção de gramíneas, com bancos de madeiras para descanso e passarelas pavimentadas que se conectam para livre circulação de pessoas. Desde sua construção, sofreu poucas mudanças por não se tratar de um lugar antigo, mas possui alguns relatos que merecem ser lembrados e que já se encaixam nos parâmetros culturais da cidade.




FIGURA 15: Praça Newton Romano Alves Costa – TUTA (IMAGEM: DONATO, G. R, 2011).





ABORDAGEM FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLÓGICA DAS PRAÇAS DA CIDADE DE DOURADO-SP COM TRAÇOS DE SUA HISTORIA E CULTURA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) como parte dos requisitos para conclusão da Graduação em Ciências Biológicas.

Gabriel Romeiro Donato.



Araucária.



Nota do Blog: Esta é uma continuação da publicação do trabalho realizado por Gabriel Romeiro Donato que abordou a condição florística das praças com traços da história e cultura da cidade de Dourado. Percebe-se claramente em sua pesquisa que os traços e características da área botânica que incide às praças vão além da beleza estética, mas de grande utilidade na alimentação da fauna predominante neste território. Além de várias folhas, flores,frutos e sementes serem consideradas como aromáticos, anti-reumáticos e antidepressivos. Funcionam ainda contra bronquites, tosses, febres, ansiedades, hipertensão arterial e verminoses desconhecidos na maior parte dos habitantes, onde, bem estudados seriam um potencial remédio contra esses males. Existe, por outro lado, a utilidade econômica de algumas madeiras para construção de forros, molduras, ripas, cabos de vassoura, caixotaria, utensílios domésticos, pasta celulósica, brinquedos, móveis entre outros quando a origem é Araucária. Este assunto o blog abordará futuramente com maiores detalhes.




Veja também neste Blog: