terça-feira, 25 de outubro de 2011

Entalhe em Madeira.


Entalhe é a arte de cortar ou entalhar a madeira.
A grande variedade disponível de cores da madeira, desde o branco quase tão claro quanto o marfim, até o negro acetinado da castanheira e do ébano, pode ser explorada com resultados formidáveis.
O entalhe é uma arte amplamente conhecida, tendo atualmente sua melhor expressão na África e Oceania. Na Europa pouco sobrou das obras da Antigüidade, mas no final da Idade Média foi grande o florescimento dessa arte. No interior das igrejas medievais, a habilidade dos entalhadores era apresentada nas belíssimas cadeiras de coro, bancos, telas, púlpitos e estantes para leitura.

Entalhe em madeira é o trabalho artesanal com o propósito de dar vida a um determinado desenho , transformando-o em alto relevo. As madeiras mais usadas são as madeiras moles, isto é de mais fácil manuseio com ferramentas cortantes. Usa-se para a confecção do trabalho ferramentas encontradas no mercado, mas muitas outras o artesão precisa fabricar conforme sua necessidade. Dentre as encontradas no mercado estão os jogos de formões compostos por 6 peças, 12 peças, e peças avulsas; são goivas, formões, ferra canto e outras peças. Ao contrário da xilogravura onde é feito um entalhe plano, isto é, um baixo relevo, o alto relevo deve ser bem pronunciado, envelhecido com betume ou extrato de nogueira para formar a pátina, dando assim maior plasticidade ao trabalho.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Em Dourado Décio há 30 anos realiza o trabalho de entalhe em madeiras onde aprendeu com marceneiros mais experientes como Piccini, Roque Justi e Pedro Panza.
Também já fez muitos trabalhos à Igrejas em Dourado, São Carlos, Itirapina, Bauru e região.

Um quadro como a Santa Ceia pode levar 5 dias ou 80 horas, aproximadamente, para ficar pronto.

As placas para sítios e fazendas são as mais recomendadas. Conta que nas suas encomendas chegou a realizar alguns trabalhos a Dupla Sertaneja Rick e Renner e a Empresa Discasa de São Carlos.


Esta é uma homenagem aos marceneiros douradenses que fazem do trabalho com madeira uma verdadeira obra de arte”.









































Moldes de desenhos que serão aplicados na madeira a ser entalhada.









Ferramentas: Goivas, Formões, Ferra Canto, entre outras.












Para quem quiser entrar em contato com Décio.
Telefone: (16) 3345-1310 ou
Celular: (16) 8182-2355.

Foto Recordação:
FÁBRICA DE MÓVEIS PELAES - de Bernardo Pelaes de Angelo(no alto, na porta)- Indústria de renome nacional e grande formadora de excelentes profissionais:Chico Fazzio, Anibal Odorissio, Zecão, Zé Bazzi, Rosato, Irineu Casemiro, Garutti, Pecini,Pardinho, Lino, Nerone, Gusto, Lulu, etc. O trio: Dicão, Nico Correio e Dudu Bazi. (Compartilhado por Déo em Nov/2013).





Veja também neste Blog:







Nenhum comentário: