quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Vegetação em Dourado.


Dourado é o segundo município com mais mata nativa na região.
(JC – um jornal a serviço da cidadania) – página 3 – abril de 2010.

Um levantamento feito pelo Instituto Florestal, órgão ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, constatou que Dourado é a segunda cidade da região com maior área de cobertura vegetal nativa. Segundo o inventário Florestal Paulista, estudo desenvolvido durante 15 meses, Dourado possui hoje 22,7% de vegetação nativa.

No topo do ranking regional está o município de Luiz Antonio, com 23,7% de área verde.

No Estado de São Paulo, a cobertura vegetal nativa passou a ocupar 17,3% de todo o território, ante os 13,9% registrados há 9 anos, quando o mesmo inventário foi realizado. À época, Dourado registrou 13,6% de área verde em seu território.

Para o Instituto Florestal, o bom resultado se deve, principalmente, ao fato do novo mapa de cobertura vegetal ter sido produzido com imagens de satélite de alta resolução, aumentando em quatro vezes a possibilidade de observação das florestas paulistas.

As imagens em melhor resolução – captadas por um satélite japonês – permitiram, inclusive, a descoberta de 184,5 mil novos fragmentos florestais, o que representa 445,7 mil hectares de novas pequenas matas que não eram possíveis ser vistas pelo outro satélite.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Abranches, o resultado apontado pelo Instituto Florestal Paulista não é surpresa para Dourado. “O rigor na fiscalização feita por órgãos ambientais tem ajudado a regularizar áreas de preservação, o que teria contribuído para o aumento da vegetação nativa”, afirmou.

O diretor da Agricultura disse também que a área urbana da cidade representa apenas 3% de todo o território de Dourado.







Foto Rio Jacaré.

Rio que corta Dourado: além da vegetação nativa, cidade tem riqueza hidrográfica.












Veja também neste blog:

Túnel do Tempo Dourado Clube.


Rio Jacaré-Pepira (Dourado).


As Escolas de Dourado e o Meio Ambiente.


Fotos e Recordações da Escola Salles Jr.

 

História com o Salles Júnior (depoimento).


Causo do papagaio que foi preso.

 

Dourado e o Turismo.

 

Programa Tudo é Possível em Dourado.

Nenhum comentário: