quinta-feira, 1 de abril de 2010

Desenho, gravura, pintura

Entre os suportes artísticos tradicionais, três deles manifestam-se em duas dimensões: o próprio desenho, a gravura e a pintura. Embora o resultado formal de cada um deles seja bastante diferente (embora o desenho e a gravura sejam similares), a grande diferença entre eles se encontra na técnica envolvida.
A gravura difere do desenho na medida em que ela é produzida pensando-se na sua impressão e reprodução. Seus meios mais comuns de confecção são a xilogravura (em que a matriz é feita de madeira), a litogravura (cuja matriz é composta de algum tipo de pedra), a gravura propriamente dita (cuja matriz é metálica) e a Serigrafia (cuja matriz é uma tela) uma técnica de imprimir sobre tecido. Existe ainda uma técnica chamada monotipia, mais próxima da pintura, na qual se obtem apenas uma impressão.

Fonte de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho


Luciano Castelucci, é autodidata e desde pequena idade já despertava para o desenho artístico. Com treze anos tirava alguns desenhos de revistas e jornais. Contato: e-mail (videoparadiso1@hotmail.com)




Uma das características principais do autodidata é a curiosidade. Pessoas naturalmente curiosas, mas que possuem interesse em aprender, acabam se tornando autodidatas. Os grandes "aliados" dos autodidatas são os livros, dicionários, internet, jornais, entre outros meios de pesquisa. Podem ser autodidatas pessoas que por si só estudem, música, teatro, artesanato entre outras ciências ou artes.
Para o autodidata, o processo de pesquisa tem mais valor que o próprio resultado, pois ao buscar uma informação, acaba se apropriando de vários outros conhecimentos”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Autodidata


Desenhos de Luciano Castelucci.










































































































Veja também neste Blog:

Talento Douradense.

Douradenses.

Entalhe em Madeira.